PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Milhares de pessoas ficam sem luz em Porto Rico por falhas no fornecimento

29/09/2019 17h11

San Juan, 29 set (EFE).- Porto Rico sofreu nos últimos dias diversos cortes energia que deixaram milhares de pessoas sem luz, o que motivou a governadora da ilha, Wanda Vázquez, a visitar as instalações da estatal Autoridade de Energia Elétrica (AEE) para conhecer de primeira mão a raiz do problema.

Vázquez visitou neste domingo a central cogeradora EcoElétrica da AEE para entender os problemas enfrentados pela instalação, cujas falhas desde o último dia 25 deixaram milhares clientes sem o serviço.

"Todo cidadão precisa saber o que ocorreu. Se a luz acabou, quais são as situações e quais são as expectativas?", comentou a governadora em entrevista à imprensa local.

Durante a visita, a governante se reuniu com o gerente geral da Ecoelétrica, Carlos Reyes, e o diretor-executivo da AEE, José Ortiz.

Vázquez atribuiu o início dos problemas às fortes chuvas, que danificaram a EcoElétrica, responsável por produzir quase 20% da eletricidade da ilha, que sofreu três problemas que provocaram os blecautes.

A EcoElétrica detalhou que no último dia 25 as chuvas e descargas elétricas das tempestades provocaram uma queda na produção. Além disso, no mesmo dia um curto-circuito provocou outro corte no serviço.

Segundo Reyes, a cogeradora opera com 50% da capacidade máxima, o que resultou em cortes no serviço nos municípios de Mayagüez e Humacao.

A AEE planeja ativar na segunda-feira uma outra central e espera que a EcoElétrica restabeleça o serviço para responder aos problemas. EFE