IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump classifica comportamento do banco central como "patético"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Leah Millis/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Leah Millis/Reuters

Em Washington

01/10/2019 13h49

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou hoje como "patético" o comportamento do Federal Reserve (Fed, banco central americano), o qual responsabilizou pela excessiva "força" do dólar e por "afetar negativamente" o setor manufatureiro no país.

"Como previ, Jerome Powell e o Federal Reserve permitiram que o dólar se tornasse demais forte, especialmente em relação a todas as demais moedas, de modo que nossos manufatureiros foram negativamente afetados. Os juros estão altos demais. Eles são os seus próprios inimigos, não têm nem ideia. Patético!", disse Trump no Twitter.

A mensagem do governante vem pouco após a divulgação dos últimos dados sobre a atividade manufatureira nos EUA, que registrou em setembro uma contração pelo segundo mês consecutivo, até o nível mais baixo em uma década, e em meio de crescente tensão em relação à desaceleração econômica.

Trump criticou de maneira recorrente o Fed, ao qual exigiu um corte drástico nas taxas de juros até zero. O banco central americano situou o preço do dinheiro na categoria entre 2% e 1,75% depois de realizar dois cortes consecutivos de 25 pontos básicos nas duas últimas reuniões do órgão, em junho e setembro.

O Fed justificou a decisão com o arrefecimento do crescimento global, especialmente na China e na Europa, e a "incerteza" comercial.

Segundo o último dado oficial, o produto interno bruto (PIB) dos EUA avançou a um ritmo de 2% no segundo trimestre do ano, abaixo do 3,1% registrado no início do ano.