IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq bate recorde, e S&P fica perto de igualar melhor marca; Dow Jones cai

17/08/2020 22h41

Nova York, 17 ago (EFE).- O índice Nasdaq Composite bateu um novo recorde nesta segunda-feira, marcada pela estagnação no Congresso dos Estados Unidos do novo pacote de estímulos para aliviar o impacto econômico da pandemia do novo coronavírus.

O índice composto da bolsa eletrônica subiu 1%, para 11.129,23 pontos, e entre seus componentes destacaram-se as altas de Tesla (11,2%), Nvidia (6,68%) e Amazon (1,09%).

Já o Dow Jones Industrial, principal indicador da Bolsa de Nova York, caiu 0,31%, para 27.844,91 pontos, e o seletivo S&P 500 avançou 0,27% e fechou aos 3.381,99, chegando muito perto de seu recorde estabelecido em fevereiro (3,386.15).

No primeiro pregão da semana, os investidores deram atenção especial às negociações no Congresso sobre novas ajudas para atenuar o impacto econômico da crise do coronavírus nos EUA. As conversas entre os legisladores democratas e republicanos, porém, continuam sem avanços rumo a um acordo.

Além disso, analistas do mercado disseram que, devido às férias de agosto no país, houve menos volume do que o habitual nas negociações em Wall Street, e possivelmente é isso que está impedindo o S&P 500 de alcançar um novo recorde.

Entre os 30 títulos que compõem o Dow Jones, sofreram as quedas mais acentuadas do dia os de Boeing (-3,41%), American Express (-2,85%), JPMorgan Chase (-2,64%) e Goldman Sachs (-2,36%).

As quedas expressivas nas ações de grandes empresas financeiras foram motivadas, em parte, pela decisão do 'guru' dos investimentos Warren Buffett de desfazer posições em várias companhias deste setor e também do de companhias aéreas, passando a buscar refúgio no ouro, postura que ele costumava criticar.

Depois que Buffett revelou que seu conglomerado Berkshire Hathaway, havia comprado ações da Barrick Gold, o preço dos papéis da mineradora disparou 11,63%, puxando outras empresas relacionadas.

A alta das ações da Tesla, que pesou para o recorde na Nasdaq, foi influenciada pela decisão de analistas do mercado de revisarem seu preço alvo para cima. Para a valorização dos títulos da Nvidia, por sua vez, pesaram os bons resultados corporativos esperados para amanhã. Já no caso da Amazon, a alta aconteceu devido a notícias de que ela planeja comprar a Rackspace, empresa de computação em nuvem.

Também fora do Dow Jones destacou-se a alta dos papéis da farmacêutica americana Novavax (6,15%), que anunciou o início da fase 2 dos testes com sua vacina contra a Covid-19 na África do Sul.

No horário de fechamento da bolsa, a onça do ouro subia para US$ 1.994, e o rendimento dos treasuries com vencimento em 10 anos caía para 0,69%.