PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Bolsonaro desembarca na Guiana para visita oficial

06/05/2022 19h14

San Juan, 6 mai (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta sexta-feira na Guiana, para realizar uma visita com objetivos econômicos, em que negociará com as autoridades do país vizinho a melhoria da cooperação no setor energético.

O chefe de governo aterrissou em um avião da Força Aérea Brasileira em Georgetown, onde foi recepcionado por lideranças locais e passou em revista as tropas da Guiana, após ouvir os hinos nacionais dos dois países.

O presidente faz visita ao país vizinho que estava prevista para o mês de janeiro, que precisou ser cancelada por causa da morte da mãe, Olinda Bolsonaro.

Na agenda da viagem a Georgetown está encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em que serão debatidos temas como comércio, investimentos, infraestrutura, segurança, defesa e assuntos regionais, mas, sobretudo, energia.

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Guiana, Bolsonaro debaterá com Ali temas de interesse bilateral, regional e mundial.

"Os dois países compartilham uma agenda bilateral que abrange temas como desenvolvimento de infraestruturas, cooperação energética, comércio, saúde, agricultura, defesa e segurança", aponta a nota oficial.

Guiana e Brasil estabeleceram relações diplomáticas em agosto de 1968, e as autoridades locais têm especial interesse em contar com a experiência da Petrobras para avançar no desenvolvimento de jazidas de petróleo e gás descobertas, a maioria, em alto mar. EFE