IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IBGE: volume de serviços de transportes prestados sobe 1,0% em abril ante março

Vinicius Neder

Rio

14/06/2017 10h57

Na passagem de março para abril, os serviços de transporte foram destaque na alta do setor. Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o volume de serviços prestados avançou 1,0% em abril ante março.

Somente os serviços de transporte avançaram 1,0% na mesma base de comparação. "O que impulsionou (a alta em abril) foi o crescimento da indústria e o setor de transportes", disse Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, ressaltando que o setor de serviços depende da demanda empresarial, especialmente da indústria.

Em abril, a produção agropecuária, em meio à expectativa com uma supersafra este ano, ajudou no impulso. Saldanha chamou atenção para o avanço na prestação de serviços de transporte aquaviário, de 19,5% ante abril de 2016 e de 6,6% ante março.

"Crescimento dos serviços de transporte aquaviário reage à alta nas exportações", disse o pesquisador do IBGE, ressaltando que aí não há efeito apenas da safra agrícola. "Quando a produção industrial aumenta, a demanda por transportes de cargas é tanto na entrada quanto na saída de produtos", completou Saldanha.