Bolsas

Câmbio

UGT: ministro já está trabalhando em conteúdo de MP pós reforma trabalhista

Daniel Weterman

São Paulo

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, afirmou ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, já está trabalhando no conteúdo da Medida Provisória a ser editada pelo presidente Michel Temer (PMDB) para contemplar alterações na reforma trabalhista e evitar que o texto sofra modificações no Senado e volte à Câmara. A proposta está sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, enquanto a base governista tenta aprovar o projeto para levar ao plenário, a oposição tenta adiar a votação.

Patah se reuniu com Nogueira na terça-feira, 27, em Brasília e afirma que recebeu do ministro a promessa de que o governo vai alterar os pontos da reforma que a central sindical considera prejudiciais. Além disso, o ministro prometeu agendar mais uma audiência com Path e o presidente Michel Temer na semana que vem, disse o líder sindical. O pemedebista recebeu Patah no Planalto há duas semanas.

A UGT pediu ao presidente Temer o veto a seis itens do parecer aprovado na Câmara dos Deputados e que está sendo discutido no Senado: o fim da homologação obrigatória das rescisões de contrato nos sindicatos; a possibilidade da dispensa do apoio sindical na negociação de acordo trabalhista em empresas com mais de 200 empregados; a regulamentação do trabalho intermitente; a flexibilização das regras para o trabalho insalubre de gestantes; e o fim do imposto sindical obrigatório.

"O presidente e o ministro garantiram que vão fazer a Medida Provisória. Com certeza absoluta vão alterar esses itens", disse Patah. O líder sindical afirmou que, apesar da posição contrária ao texto, acredita na aprovação do projeto na CCJ e no plenário do Senado.

A UGT e outras centrais sindicais organizam um dia de mobilizações contra as reformas trabalhista e Previdenciária para esta sexta-feira, 30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos