Dívida líquida do setor público sobe a 48,1% do PIB em maio, diz BC
Já a dívida bruta do governo geral encerrou o mês passado em R$ 4,633 trilhões, o que representou 72,5% do PIB. É o maior porcentual da série iniciada em dezembro de 2006. Em abril, essa relação estava em 71,3% e a previsão do BC para o resultado do mês passado era de uma taxa de 72,1%. No melhor momento da série história, em dezembro de 2013, a dívida bruta chegou a 51,54% do PIB.
A dívida bruta do governo é uma das principais referências para avaliação, por parte das agências globais de rating, da capacidade de solvência do País.
De acordo com o BC, a elevação na relação de dívida líquida/PIB no ano foi decorrente de incorporação de juros nominais (+2,7 pontos porcentuais), da valorização cambial acumulada de 0,5% (+0,1 pp), do déficit primário (+0,2 p.p.), do efeito do crescimento do PIB nominal (-0,9 p.p.), do ajuste da paridade da cesta de moedas da dívida externa líquida (-0,1 p.p.).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.