Projeto de autonomia do BC não sofreu grandes modificações, diz Campos Neto
"Não houve nenhuma grande modificações. Na nossa opinião o projeto está bom e depende da tramitação no Legislativo. Entendemos que é um projeto muito importante para o Brasil", respondeu ele.
Spread bancário
O presidente do Banco Central voltou a dizer que não está "contente" com os spreads bancários praticados no mercado de crédito brasileiro. "Achamos que é alto", respondeu.
Ele voltou a dizer que tem se debruçado sobre as imperfeições do mercado que levam os bancos brasileiros a praticarem spreads superiores à média de outros países. "Temos que fazer um trabalho enorme na parte de recuperação de crédito", repetiu, reforçando que o BC tem trabalhado para avançar na garantia de crédito.
Segundo ele, o custo operacional das instituições brasileiras também é outro fator a pesar sobre o preço do crédito.
O presidente do BC alegou ainda que o lucro dos bancos brasileiros é de 15% em média, enquanto em outros países a lucratividade do setor chega a 22%. "O lucro sobre o spread no Brasil não é mais alto que em outros países, mas o spread aqui é mais alto", considerou.
Segundo ele, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel de Pinho, vai trabalhar essa questão sobre a competição bancária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.