Trump diz que gostaria de ter presidente do BCE no comando do Fed
Em entrevista concedida à rede de TV americana Fox Business, Trump comentou que Powell não faz um bom trabalho e enfatizou que tem o direito de tirar o dirigente da presidência do Fed se quiser, embora tenha apontado que não disse que faria isso. Para Trump, "a Europa tem sorte de ter Draghi por lá. Ele faz movimentos bons para apoiar a economia". O presidente americano disse, ainda, que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA poderia estar crescendo cerca de 5% caso o Fed não tivesse elevado os juros e fez comparações com a era Barack Obama, "que teve juro zero".
Na terça-feira, Powell, em discurso feito no Conselho de Relações Exteriores, afirmou que o Fed tem sua independência garantida pelo Congresso americano, que, de acordo com ele, teria visto "o dano que frequentemente surge quando a nossa política se inclina a interesses políticos de curto prazo". Trump tem feito diversas críticas aos movimentos de elevação de juros pelo Fed e, de acordo com a imprensa americana, teria estudado retirar Powell do comando do banco central americano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.