CNI: faturamento real da indústria cai 0,8% em 2019
Somente em dezembro, houve queda de 1,0% do faturamento em relação a novembro, na série com ajustes sazonais. Em relação a dezembro de 2018, houve leve alta de 0,1%.
De acordo com a CNI, "os Indicadores Industriais de dezembro de 2019 foram majoritariamente negativos na comparação com novembro; apenas massa salarial real registrou alta nessa comparação". "O resultado reforça o fraco desempenho da atividade industrial no ano, em especial no mercado de trabalho."
A pesquisa da CNI também aponta baixa da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) em 2019, para 75,2%. Em 2018, o índice estava em 75,6%. Em novembro, esse indicador estava em 79,2%, considerando a série sem ajustes. Na série com ajustes sazonais, a UCI encerrou dezembro aos 77,3%, ante os 78,2% de novembro.
Com relação às horas trabalhadas na produção, a pesquisa aponta queda de 0,5% em 2019 ante 2018. Já o emprego no setor industrial caiu 0,3% no ano passado, enquanto a massa real de salários cedeu 1,9%. Houve ainda baixa de 1,5% no rendimento médio real.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.