Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Associação de hospitais recorre de fim de isenção do ICMS em São Paulo

Hospital da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo - Divulgação/Hospital Albert Einstein
Hospital da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo Imagem: Divulgação/Hospital Albert Einstein

Ernani Fagundes

São Paulo

02/01/2021 13h11

Em comunicado divulgado hoje, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) informou que apresentou um mandado de segurança coletivo à Justiça estadual solicitando que a isenção do Imposto de Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) em São Paulo não seja revogada. Segundo a Anahp, a estimativa é que o ICMS de 18% aumentará os custos em cerca de R$ 1,3 bilhão.

A isenção estava prevista no decreto 65.255/2020 e era aplicada às operações destinadas a hospitais públicos federais, estaduais ou municipais e santas casas; e outras entidades beneficentes e assistenciais hospitalares. "Além da medida local, seguiu com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF)", informou a Anahp, em nota.

A isenção deixou de ter efeito no final de 2020, ou seja, desde ontem (01/01/2021), a cobrança de ICMS sobre produtos e serviços médicos e hospitalares já está em vigor.