IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

INSS retomará bloqueio de pagamentos a quem não fizer prova de vida

Getty Images
Imagem: Getty Images

Lorenna Rodrigues

Brasília

13/05/2021 11h20

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai retomar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a chamada prova de vida. Os bloqueios estavam suspensos desde março de 2020 por conta da pandemia do coronavírus.

De acordo com portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje, os bloqueios serão retomados a partir da competência de maio de 2021.

"A rotina citada abrangerá, na competência maio de 2021, os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial", afirma a portaria.

A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

A partir de junho, o bloqueio por falta de comprovação de vida será feito de forma escalonada, de acordo com o não-cumprimento dos prazos para a comprovação, que tem de ser feita anualmente.