Governo formaliza pedido de ajuste no Projeto do Orçamento para viabilizar Censo
O governo federal formalizou em ofício enviado ao Congresso Nacional um pedido de ajuste no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2022 para viabilizar a realização do Censo Demográfico do ano que vem.
A solicitação é endereçada ao relator do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), e à presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (MDB-ES).
De acordo com o pedido, o Censo deverá contar com R$ 2,293 bilhões, acima dos R$ 2 bilhões antes estabelecidos pelo governo.
O ajuste vem após o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informar que o primeiro valor seria insuficiente para realizar o estudo.
A formalização via ofício vem seis dias após o governo ter informado ao STF (Supremo Tribunal Federal), por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), que tomaria a medida.
A gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a abrir mão de realizar neste ano o Censo, considerado fundamental para a formatação de políticas públicas, após um novo corte no Orçamento. No entanto, acabou obrigado pelo STF a promover a pesquisa, embora apenas no ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.