Confiança do empresário do comércio em SP cai 4,4% em janeiro, diz FecomercioSP
Entre as aberturas, a avaliação das condições atuais registrou queda de 1,5%, para 101,9 pontos. Em relação a janeiro de 2022, porém, o critério avançou 0,7%.
As expectativas futuras apresentaram queda maior, de 6,8%, para 136,6 pontos, em relação a dezembro. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o critério recuou 8,3%.
A intenção dos comerciantes em expandir os negócios caiu 6,1%, para 110,9 pontos, com recuo interanual de 7,1%. Já as expectativas para contratação de funcionários subiram 1,3%, para 120,5 pontos, e o nível de investimento das empresas contraiu 23%, para 101,3 pontos - frente ao mesmo mês de 2021, os critérios contraíram 12,9% e 0,9%, respectivamente.
De acordo com a FecomercioSP, em nota, o cenário se justifica pelas "preocupações com a conjuntura macroeconômica: alto endividamento das famílias, juros elevados, inflação em alta e política econômica a ser adotada pelo novo governo".
Estoques
O Índice de Estoques (IE) caiu 1,4% em janeiro, para 114,5 pontos - avanço de 2,7% na base interanual.
No mês, os comerciantes que indicavam adequação somaram 57,2%. O saldo é 0,9 ponto porcentual menor do que o registrado em dezembro, de 58%. Os comerciantes que indicavam inadequação somaram 42,6% nesta leitura.
Já o número de empresários que afirma ter estoques inadequados abaixo do desejado cresceu 0,9 ponto, para 15,4%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.