Conteúdo publicado há 3 meses

Morre John Warnock, cofundador da Adobe, aos 82 anos

Morreu no último sábado, 19, John Warnock, cofundador da Adobe, empresa criadora de programas como Photoshop e Acrobat Reader. O anúncio foi feito pela Adobe, em comunicado, e a causa da morte do cientista da computação de 82 anos não foi revelada.

Warnock cofundou a Adobe em 1982, junto de Charles Geschke, que morreu em 2021. O primeiro produto lançado pela marca foi o Adobe PostScript, tecnologia que, na época, impulsionou a editoração eletrônica. Ele foi presidente da Adobe nos primeiros dois anos e atuou como CEO até 2000. Também foi copresidente do conselho junto com Geschke até 2017. Warnock permaneceu como membro do conselho de administração da empresa desde então.

Antes de cofundar a Adobe, ele foi cientista principal da Xerox Palo Alto Research Center, centro de pesquisas que teve grande impacto na computação pessoal, influenciando os produtos de Apple e Microsoft nos anos 1980. Também ocupou cargos de destaque na Evans & Sutherland Computer Corporation, Computer Sciences Corporation, IBM e na Universidade de Utah.

Durante sua carreira, como reconhecimento de suas realizações técnicas, Warnock recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação do então presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o prêmio Computer Entrepreneur da IEEE Computer Society, a Medalha de Conquista da Associação Eletrônica Americana e o Prêmio Marconi por contribuições à ciência da informação e comunicações.

"Sua visão e paixão permitiram que a Adobe oferecesse inovações revolucionárias, como Illustrator, o onipresente formato de arquivo PDF e Acrobat, Photoshop e Premiere Pro, definindo a era do desktop e liberando criatividade e oportunidades para milhões de pessoas", escreveu o presidente e CEO da Adobe, Shantanu Narayen, em email enviado a funcionários da Adobe.

Continua após a publicidade

Shantanu ainda acrescentou que Warnock "tem sido amplamente reconhecido como um dos maiores inventores de nossa geração, com impacto significativo na forma como nos comunicamos em palavras, imagens e vídeos".

John Warnock deixa sua esposa Marva Warnock e seus três filhos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes