Queixas contra bancos caem quase 9% em novembro, diz BC
SÃO PAULO – O número de queixas contra os bancos caíram mais uma vez em novembro. De acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central, as reclamações registraram queda de 8,8%, após recuo de mais de 10% em outubro.
No mês passado, foram 625 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 680 registrados um mês antes.
Por outro lado, frente ao mesmo período de 2009, o número de reclamações contra bancos aumentou. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias subiram 34,7%, já que em novembro do ano passado o total de reclamações somou 464 queixas.
Itaú segue topo do ranking
No mês passado, o topo do ranking das cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes mais reclamadas ficou, novamente, com o Itaú, cujo índice de reclamações atingiu 0,72 a cada 100 mil pessoas. Na sequência vieram Banco do Brasil, Bradesco, Santander e HSBC.
Na tabela abaixo é possível verificar o índice de reclamações de outubro e novembro deste ano, além de novembro de 2009, para os cinco primeiros colocados, bem como a principal reclamação:
Instituição | Índice | Índice | Índice Novembro 2010 | Principal reclamação em Novembro de 2010 |
Itaú | 0,39 | 0,69 | 0,72 | Conta - Débitos não autorizados (14%) |
Banco do Brasil | 0,49 | 0,64 | 0,63 | Conta - Débitos não autorizados (19,27%) |
Bradesco | 0,39 | 0,41 | 0,38 | Conta - Débitos não autorizados (25,71%) |
Santander | 0,22 | 0,56 | 0,37 | Conta - Débitos não autorizados (31,17%) |
HSBC | 0,58 | 0,37 | 0,23 | Conta - Abertura - Com doc. falsa (20%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
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