Cálculo e assimetria de informações estão entre os problemas do setor bancário
SÃO PAULO - Questões relacionadas a cálculo e assimetria de informações estão entre os principais problemas do setor bancário. Ao menos esta foi a conclusão a que chegaram especialistas que participaram da 105ª edição do Fórum Consumidor Moderno, realizado na última quarta-feira (2) em São Paulo.
De acordo com entidades de defesa do consumidor, como o Procon-SP, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Proteste – Associação de Consumidores, presentes na discussão, as empresas devem detalhar ao consumidor as cobranças e as consequências do não pagamento.
Além disso, as entidades acreditam que as instituições devam disponibilizar simuladores de cálculos, visto que muitos consumidores recorrem aos órgãos de defesa para checar se os cálculos estão corretos, e treinar os seus colaboradores para incentivar o crédito sustentável e consciente.
Cartões
Outro ponto percebido pelas entidades como problemático na relação entre o setor bancário e os consumidores é o relativo às cobranças nos cartões de crédito.
As entidades acreditam que a exemplo do cheque, o consumidor deve ter o direito de fazer uma contra-ordem dos pagamentos feitos por meio de cartão, em caso de arrependimento da compra ou problemas com o fornecedor.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), presente no encontro, disse que os bancos pretendem fazer uma parceria com o Procon, a fim de educar o consumidor para o crédito consciente.
Além disso, até o fim deste ano, a Federação promete padronizar e adequar os contratos do setor ao CDC (Código de Defesa do Consumidor).
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