IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Brasileiros se rendem à internet na hora de fazer transações bancárias

04/05/2011 12h52

SÃO PAULO - Os brasileiros estão cada vez mais se rendendo à internet na hora de realizar suas transações bancárias. Levantamento realizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revela que o internet banking atingiu recorde histórico de transações em 2010.

Do total de 56 bilhões de operações realizadas no ano passado, 12,8 bilhões aconteceram pela rede, que se tornou o segundo canal preferido pelos clientes na hora de realizar uma transação. O principal canal utilizado pelos clientes ainda é o ATM, populares caixas eletrônicos. Porém, a entidade diz acreditar que, pelo ritmo de crescimento, a internet será o meio mais utilizado em um futuro próximo.

Internet x conta corrente

Ainda de acordo com os números, a quantidade de clientes bancários com acesso ao internet banking chegou a 38 milhões, 8% a mais do que o registrado em 2009. Já o total de clientes com acesso ao mobile banking (via telefone celular e outras mídias móveis) chegou a 2,2 milhões, 72% a mais do que o ano imediatamente interior. "E não temos dúvida que esse número crescerá significativamente neste ano"', afirma Gustavo Roxo, do setor de TI da entidade.

Segundo a federação, tem crescido também a quantidade de ATMs disponíveis ao público em postos de atendimento. Em 2010, o total de equipamentos cresceu 43%, enquanto os ATMs em agências têm sido reduzidos.

"O crescimento do uso do internet banking, assim como a consolidação dos caixas eletrônicos, mostra que os bancos estão cada vez mais querendo garantir conveniência aos clientes, levando seus serviços aonde os clientes estiverem", diz Roxo.

A pesquisa chama atenção também para o fato de que tem crescido mais rápido o número de clientes com internet do que o número de contas correntes. De 2009 para 2010, 7 milhões de novas contas correntes foram criadas (um crescimento de 6%), atingindo o total de 141 milhões de contas. Já o número de poupanças é menor, e no ano passado a pesquisa registrou apenas 97 milhões de poupanças, contra 91 milhões em 2009.

Meios de pagamento

Enquanto o uso do cartão de crédito cresce, os cheques são cada vez menos utilizados pelos consumidores brasileiros. O uso desse meio caiu de 1,2 bilhão compensados em 2009, para 1,1 bilhão compensado em 2010, enquanto a quantidade de transações via cartões de crédito já superou a marca de 3 bilhões.