IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Empresários estão otimistas com vendas para o Dia dos Pais

01/08/2011 09h26

SÃO PAULO – Para o próximo Dia dos Pais, a maioria dos empresários espera aumento de faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. O otimismo ficou parecido ao Dia dos Namorados e ao Dia das Mães, quando 57% e 59%, respectivamente, dos empresários esperavam por vendas melhores.

Em 2011, 55% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento no Dia dos Pais, 36% repetir o crescimento de 2010 e 9% preveem redução, segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, divulgada nesta segunda-feira (1).

No Dia dos Pais do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi bem semelhante à deste ano, quando 55% estimavam elevação do faturamento, 39% esperavam repetir o crescimento e 6% previam redução. Assim, nota-se que houve um aumento de varejistas que devem registrar decréscimo de seu faturamento.

Análise por porte e regiões

Na análise por porte, 80% dos grandes empresários do varejo acreditam em crescimento de seu faturamento. Nessa direção, nas médias empresas são 65% dos respondentes e nas pequenas 55%.

Na análise regional, observa-se que os varejistas do Norte são os mais otimistas, já que 63% deles apostam em evolução de seu faturamento neste Dia dos Pais. No Nordeste, 58% compartilham da mesma opinião. Na sequência vem o Centro-Oeste e Sul, ambos com 53%, e Sudeste, com 52%.

Os presentes

Os presentes que serão mais oferecidos, segundo os varejistas, serão: roupas, sapatos e acessórios (56%); celulares e smartphones (19%); perfumaria e cosméticos (9%); eletrônicos (7%); produtos de informática (incluindo tablets) (2%); bebidas (2%); joias, relógios e canetas (1%) e outros (3%).

No Dia dos Pais de 2010, os produtos mais oferecidos foram roupas, sapatos e acessórios (55%); celulares (23%); perfumaria e cosméticos (6%); eletrônicos (6%); produtos de informática (1%); bebidas (2%); joias, relógios e canetas (1%); DVD, CD e livros (1%); refeição comemorativa fora de casa (1%); jogos eletrônicos (1%) e outros (3%).

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2011 entrevistou 1.016 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 07 a 13 de julho de 2011.