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Campanha "Toda quinta é dia de pressão na Anatel" tem participação do Procon

20/10/2011 10h10

SÃO PAULO - Velocidade da internet abaixo daquela que foi prometida. Ofertas feitas, mas não cumpridas. Reclamações registradas e não atendidas. Esses são apenas alguns dos exemplos de demandas que o consumidor apresenta diariamente à Fundação Procon-SP.

Por conta desses problemas registrados, a Fundação decidiu apoiar a campanha "Toda quinta-feira é dia de pressão na Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações]".

Promovido pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o movimento tem o objetivo de pressionar a Agência para que seja votada uma resolução que garanta mais controle e transparência ao consumidor.

O dia da semana foi escolhido porque às quinta-feiras ocorrem as reuniões do Conselho Diretor da Anatel.

Exigência de melhorias

De acordo com o Procon-SP, a Anatel vem publicando propostas de regulamentos que prometem alterar todo o cenário de telecomunicações. "Diante da necessidade de regulamentos convergentes, que contemplem os serviços de telefonia, TV a cabo e banda larga, a qualidade do serviço não pode ficar em segundo plano", afirma a entidade por meio de nota.

Participação

Não apenas as entidades que trabalham em defesa dos consumidores podem participar da campanha, mas os próprios brasileiros estão convidados a manifestar suas opiniões por meio do site do Idec.

Funciona assim: como neste dia há a reunião da Anatel, a ideia do movimento é encaminhar mensagens para o órgão do Governo toda quinta-feira, até que sejam ouvidos. Para auxiliar a ação, o Idec disponibilizou em seu portal um espaço para o consumidor escrever sua mensagem, que será enviada diretamente para a Anatel.

"Precisamos nos manifestar para que a agência não atenda apenas aos interesses das empresas", alerta o Instituto.

"Vamos pedir para a Anatel aprovar mais controle e transparência para o consumidor. Para isso, a proposta de regulamento traz, entre outros pontos, o direito dos consumidores a uma ferramenta que mede a qualidade da conexão, dando a todos nós uma ferramenta capaz de cobrar um serviço justo".