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Sites de compras coletivas se comprometem a melhorar atendimento no Natal

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Imagem: Shutterstock

23/11/2011 19h05

SÃO PAULO – O Procon-SP se reuniu, nesta quarta-feira (23), com representantes do Peixe Urbano, ClickOn, Groupon e Clube do Desconto e com integrantes da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico para buscar soluções e reduzir o índice de reclamações do consumidor feitas ao órgão sobre os sites de compras coletivas.

As empresas se comprometeram a firmar uma parceria com a fundação, que, entre outras medidas, prevê a abertura de canais de atendimento para prevenir problemas que podem surgir nesta época de compras de Natal e também de solucioná-los rapidamente, quando surgirem as reclamações do consumidor.

“Pedi a todos que tenham muita atenção com o SAC, que deve funcionar com eficácia e rapidez. Não é possível recebermos reclamações de consumidores que apresentam vários números de protocolo, sem que o problema tenha sido resolvido”, explicou o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur.

O que dizem os sites
Na reunião, os representantes do sites assumiram que, devido ao rápido crescimento do setor, as empresas ainda estão aprendendo a lidar com alguns problemas gerados com as ofertas de segmentos, como gastronomia, moda, estética, saúde e entretenimento.

As empresas também garantiram que, por meio da parceria com o Procon-SP, podem recomendar aos associados a inserção na página principal do site de dados como CNPJ, endereço e telefone do SAC e até mesmo o número dos produtos no estoque dos fornecedores de cada item comercializado.

As empresas se comprometeram também a produzir em breve, com o órgão, uma cartilha de orientação ao consumidor sobre as compras coletivas.

Autuação
No último dia 7 de novembro, os site ClickOn, Peixe Urbano e Groupon foram autuados pelo Procon-SP pela prática de conduta em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, por não garantir a qualidade dos serviços oferecidos e negar a devolução dos valores nos casos de não prestação de serviço.