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Em feriados, risco de fraude no comércio aumenta. Veja dicas para se proteger

25/01/2012 10h07

SÃO PAULO – Feriados são muito utilizados por criminosos para suas investidas, já que o comércio normalmente fica mais aquecido. E nesta quarta-feira (25), em que se comemora o aniversário da Cidade de São Paulo, é preciso estar atento a essa questão.

De acordo com o gerente de solução antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, em épocas muito movimentadas no varejo, o principal risco do consumidor é ter seus documentos ou dados pessoais utilizados por fraudadores. No comércio, a tentativa de fraude mais comum é uma pessoa se passar por outra.

Para o comerciante, cair nesse golpe significa que ele não vai receber o pagamento, aumentando assim a inadimplência em seu estabelecimento. O ideal, portanto, é identificar se o documento que está sendo utilizado na compra é de fato da pessoa que esta comprando.

Caso consiga identificar que os dados informados são inconsistentes, as chances de evitar prejuízo são maiores. Vale lembrar que a Serasa Experian possui o serviço de Alerta de Identidade. Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao serviço e analisar o histórico daquele documento.

Desta forma ele ajuda o comércio a reduzir a inadimplência causada por fraudes e protege a identidade do proprietário dos documentos apresentados.

Dicas para evitar golpes:

  • Peça sempre dois documentos originais;
  • Verifique se as informações fornecidas pelos clientes são verdadeiras;
  • Confirme a relação de endereço e telefone;
  • Confira atentamente o comprovante de residência, confrontando com o documento de identificação apresentado.

É importante, também, se não se sentir seguro mesmo com as verificações acima, pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.