IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Aprenda a se conhecer antes de investir

20/06/2012 08h29

SÃO PAULO - Investir em ações porque a bolsa está subindo, ou em renda fixa apenas porque os juros estão altos pode parecer sempre a melhor alternativa. Entretanto, por mais que o mercado sinalize que determinada aplicação financeira é melhor do que outra naquele momento, é preciso sempre respeitar o seu perfil de investimento. A opinião é da psicóloga Patricia de Rezende, que estuda o assunto e trabalha como Orientadora em Comportamento Financeiro.

“Quando escolhemos um investimento que respeite nosso perfil aumentamos as chances de sucesso com a aplicação. Isso acontece porque escolher os investimentos é como a escolher uma profissão, o lugar para morar, ou o seu companheiro(a). Você tem de se perguntar: qual é a minha ‘praia financeira?’”, aconselha Patrícia.

Por isso, ela ressalta a importância do investidor entender qual o seu perfil de risco antes de optar por determinada aplicação. Só a partir daí é que ele deve traçar estratégias de investimentos. “As chances de um investidor conservador quebrar investindo em ações é a mesma de um agressivo quebrar investindo em poupança ou qualquer outro investimento de menor risco. Porque aquele investimento não é adequado para ele”, compara a psicóloga.

Segundo ela, também é comum que as pessoas que investem em aplicações que não condizem com seu perfil acabem perdendo o interesse pelo mercado. “A médio e longo prazo você perde o interesse. Algumas pessoas desanimam e acabam desistindo de seus investimentos”, diz.

Diversifique

Entretanto, Patrícia também aponta a importância do investidor diversificar as suas aplicações, com objetivo de minimizar o risco da carteira e aumentar as chances de retorno.

“Diversificar é regra. Qualquer que seja a sua ‘praia financeira’, ela sempre terá seus altos e baixos. Assim sendo, você deve investir e gastar seu tempo com aquilo que mais faça sentido para você, e justamente para proteger sua escolha, deve se cercar de outras formas de investimento, pois elas serão seu alicerce num momento que o mercado não estiver favorável para suas escolhas”, diz Patrícia.

Ela lembra que o mercado financeiro funciona interligado, por isso um investimento interfere em outro e todos vão ter momentos de altos e baixos. “Ficar pulando de um para o outro, sempre querendo levar vantagem e ganhar dinheiro, poderá até fazer com que você se torne milionário. No entanto a um preço muito alto, de nunca ter construído nada que faça sentido para você. Isso é imprescindível para manter a estabilidade emocional, que por sua vez é fundamental para sua saúde financeira”, conclui Patrícia.

Como conhecer o perfil?

Para conhecer o próprio perfil de investimentos, uma das dicas éresponder aos questionários disponibilizados pelas instituições financeiras, que apontam quais as melhores aplicações baseadas nas respostas dos clientes.

O "InfoMoney" também disponibiliza uma ferramenta para você definir seu perfil de investidor.