IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

6 vantagens de investir em fundos e 8 motivos para começar logo

21/08/2012 10h58

SÃO PAULO – O Brasil é hoje a 5ª maior indústria de fundos de investimento do mundo e o número de cotistas no país já ultrapassa os 7 milhões. A previsão é de que esse segmento cresça ainda mais nos próximos anos, conforme constata a pesquisa “Longo Prazo, Poupança das Famílias e os Fundos de Investimento” realizada pela GVcef (Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas) e divulgada no evento “Difusão da Indústria de Fundos”.

Para explicar esse crescimento e incentivar novos investidores, o professor da FGV, Willian Eid Júnior, apontou 6 vantagens de investir via fundos e 8 motivos que fazem deles uma das melhores opções de investimentos disponíveis.

Confira as vantagens deste tipo de aplicação:

Gestão profissional

Nos fundos há um profissional especializado e com certificação que atesta seus conhecimentos no mercado financeiro, o que garante maior segurança aos investidores. “Além disso, esses profissionais têm sua atenção voltada para os investimentos todo o tempo, acompanhando o mercado a cada momento, o que lhes permite tomar decisões melhores que um investidor sozinho”, afirma Eid Jr.

Diversificação

Por ser composto por uma carteira diversificada, os fundos de investimentos possuem menos riscos, pois apostam em mais de um segmento e caso um deles tenha um mal desempenho, os outros ativos fazem com que a perda não seja grande. Outro fator que diminui muito é volatilidade.

Volume

Um investidor individual, normalmente, não tem muitos recursos para investir o que diminui o leque de alternativas, mas no caso do fundo, por ser dividido com outros investidores, o volume de recursos é muito maior com um custo menor.

Transparência

É possível acompanhar notícias sobre os fundos em sites especializados, portanto o investidor pode sempre se manter informado sobre o desempenho do fundo em que aplica.

Liquidez

O grau de liquidez de um fundo normalmente é grande, o que permite que o investidor use-o como um fundo de emergência, em situações que o dinheiro é extremamente necessário (antes é importante olhar o prospecto e ver qual o prazo para o resgate das cotas). Dessa forma, quem aplica não precisa recorrer ao cheque especial e ao crédito rotativo do cartão de crédito, que possuem taxas de juros muito elevadas.

Adequação aos objetivos

“Há fundos de investimento com diferentes características, cada um adequado a um tipo de objetivo do investidor”, disse o professor da FGV.

O professor listou ainda 8 motivos para você investir:

Incerteza sobre o futuro

Com o avanço tecnológico que vem ocorrendo e outros contratempos que podem surgir de maneira repentina, ninguém nunca tem certeza de como estará sua situação financeira daqui a algum tempo. “Além disso, há sempre a possibilidade de outros eventos que nos causem gastos elevados como acidentes e doenças. Mas há outros problemas com seu carro ou casa, uma viagem inesperada ou um gasto adicional com filhos”, lembra William.

Aposentadoria

Todos sabem que o INSS já não proporciona os recursos necessários para uma aposentadoria  segura. Sendo assim, é necessário se preparar financeiramente para a terceira idade. O professor lembra que, antigamente, um aposentado recebia até 20 salários mínimos, já hoje esse número mal chega a 4, o que mostra a necessidade de se investir em um plano de previdência privada, por exemplo.

Taxas de juros elevadas

Elas têm o poder de favorecer ou ir contra uma pessoa. Quando o dinheiro é aplicado em um fundo de renda fixa, por exemplo, o investimento se deixado a longo prazo pode gerar uma boa rentabilidade. Já se em uma situação de emergência, você recorrer a um empréstimo do banco, os juros vão se acumular e sua dívida vai crescer cada vez mais.

Viver com menos estresse

Ter uma reserva de dinheiro evita situações de atritos entre os familiares, que não terão discussões relacionadas a parte financeira. “A existência de uma reserva para emergências é o remédio para isso”, afirma o professor.

Viver seus sonhos

Todos possuem sonhos em suas vidas, seja comprar um carro novo ou fazer uma viagem pelo mundo. Para isso, é importante aplicar seu dinheiro mensalmente para juntar o dinheiro necessário. “Todos nós temos objetivos e sonhos na vida, e com a exceção de ser uma pessoa maravilhosa, a maioria deles exige dinheiro”.

Aproveitar as oportunidades

Oportunidades são coisas raras em nossas vidas. Portanto, quando uma aparece e depende unicamente de dinheiro, é preciso ter uma reserva disponível, com boa liquidez. "Quem não tem reservas, não pode aproveitar estas oportunidades, seja a compra de um apartamento maior, seja a troca do carro ou uma viagem interessante. Ter dinheiro guardado é fundamental para aproveitá-las", diz Eid Júnior.

Desenvolver-se e fazer diferença na vida dos outros

Pessoas disciplinadas tendem a se desenvolver mais. E sendo uma pessoa responsável e com autocontrole, é possível ensinar a pessoas próximas o poder da disciplina na vida financeira. Além disso, saber se organizar financeiramente mostra um amadurecimento por parte do investidor, que consegue crescer e dar o exemplo para pessoas próximas.

Faz você se sentir melhor

Ter um dinheiro sobrando sempre traz felicidade aos que investem. A chance de poder realizar um sonho, ser independente, ter menos conflitos com os parentes, se desenvolver pessoal e profissionalmente e ter mais tempo, que não seja atrás de bancos e dinheiros, são fatores que deixam qualquer um mais satisfeito.