IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Como aproveitar o final do ano com pouco dinheiro? Veja dicas

Getty Images
Imagem: Getty Images

14/12/2015 15h23Atualizada em 24/12/2015 15h13

SÃO PAULO – Dezembro e janeiro são, tradicionalmente, épocas do ano em que o consumo está aquecido e as famílias tendem a gastar mais – tanto em presentes como em viagens. Entretanto, em 2015, com inadimplência, aumento do desemprego e alta da inflação, o brasileiro encontra dificuldades em encontrar fundos para arcar com essas despesas.

Para Karla Longo, especialista em relações com consumidores do Serasa Consumidor, é necessário ter cuidado com gastos, porque as expectativas para desemprego e inadimplência não são positivas para 2016. “Quanto menos gastos extras, melhor”, afirma.

Mas nem tudo está perdido. A consultoria separou dicas para que os consumidores aproveitem as festas sem comprometer o orçamento neste final de ano. Confira:

Presentes

O maior desafio, de acordo com os especialistas, é convencer as crianças da família de que um presente mais simples não é um problema. A dica é fazer disso uma oportunidade de ensinar finanças pessoais desde cedo aos mais jovens.

Muitas vezes, esperar é a solução: alguns produtos podem ver os preços caírem depois das festas. Explicando isso à pessoa que for receber, é possível economizar em um ato simples. Para gastar menos, buscar em lojas mais baratas também pode ser uma solução – para livros, use sebos, que vendem usados e em bom estado.

Os especialistas também sugerem trocar os presentes tradicionais por outros mais em conta, como chocolates, bebidas, enfeites – como chaveiros - e cartões natalinos mais elaborados. Caso saiba cozinhar, uma comida feita em casa pode ser uma ótima forma de mostrar que se lembrou de alguém.

Ceia

Os alimentos não escaparam da alta nos preços. Caso a família tenha o costume de comer em restaurantes ou encomendar alimentos para a data, talvez seja o momento de mudar estes costumes, de acordo com os especialistas.

Substituições também podem ser feitas: o peru pode ser representado por um frango, o bacalhau pela pescada e o pernil por uma carne assada, por exemplo. Outra dica é tomar cuidado para não haver desperdícios e usar o que sobrar em outros pratos depois das festas.

Férias

Nem todos os brasileiros poderão gastar com viagens neste final de ano, mas é possível driblar os preços de algumas maneiras.

Procure, por exemplo, viajar em horários alternativos, quando as passagens ficam mais baratas. Verifique também taxas de embarque e condições de parcelamento, além de possíveis promoções de última hora: para o Serasa Consumidor, a falta de demanda pode significar boas promoções.

Outra possibilidade é viajar de carro: dependendo do destino e do consumo de gasolina do seu veículo, pode valer a pena, já que em um carro cabem cinco pessoas que pagariam por passagens separadamente.

Caso não seja possível pagar por uma hospedagem, busque um local onde possa ficar na casa de algum conhecido ou aproveite as opções na sua própria cidade: muitas vezes, deixamos de visitar pontos interessantes dos locais onde moramos.