IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Buffett está próximo de vencer uma aposta de US$ 1 milhão com hedge fund

19/02/2016 16h16

SÃO PAULO - O  bilionário Warren Buffett está a apenas dois anos de ganhar uma aposta de 10 anos feita com um gestor de hedge funds.  O vencedor recebe US$ 1 milhão para doar para caridade. Mas o mais incrível é a simplicidade do investimento feito por Buffett: comprar apenas um fundo de índice.

E com isso o megainvestidor já está muito na frente de seu adversário.  No final de 2015, a posição de Buffett no fundo  Vanguard S&P 500 Index Fund  já tinha um retorno positivo de  65,67%, segundo a revista Fortune, enquanto a seleção de fundos  registrava ganhos de 21,87%.

O grande problema para o fundo agora é que para ganhar ele precisa compensar o enorme buraco que há entre seus resultados e o retorno sobre o fundo de índice, e isso pode acontecer de duas formas:  primeiro, pode haver uma dramática disparada nas diferentes opções de investimento tomadas pelos gestores de  hedge funds; ou então o mercado pode afundar completamente como aconteceu em 2008.

Seria preciso um crash do mercado para realmente virar o jogo para o fundo, apesar que ele também precisa dar um jeito de não participar desta possível derrocada. Mesmo assim, caso este caos ocorra, o fundo não deve vencer, mas apenas perder por uma diferença menor.