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5 maneiras de usar mercado digital para driblar a crise

SÃO PAULO – A crise econômica brasileira não passa despercebida: no ano passado, o PIB do Brasil caiu 3,8% e, para este ano, a previsão é de que a recessão continue.

Por outro lado, mesmo neste cenário o mercado digital tem apresentado crescimento, de cerca de 15% - e deve continuar assim. "Os empreendedores brasileiros têm muito a ganhar com o mercado digital", disse Diego Carmona, cofundador e CVO da plataforma digital leadlovers.

Além de explicar que o domínio das ferramentas digitais e esforço dos empreendedores na área, o executivo listou cinco dicas do mercado digital que podem ajudar a driblar a crise:

Pesquise sobre os consumidores
Uma das vantagens do mercado digital é que empreendedores podem acompanhar a opinião, desejos e necessidades de seus clientes através das redes sociais. "O empreendedor digital conhece mais do seu consumidor porque as ferramentas online permitem saber o que o público gosta e como ele se comporta", disse Diego.

Ele destaca que isso também pode ser feito com clientes off-line: entre em contato, pesquise quais são seus gostos e como você pode ajudar nessas questões.

Crie uma boa estrutura para seu site
Seu site deve ser melhor do que o de seu concorrente. Para isso, ele precisa ser mais do que uma página simples em que os serviços e produtos são disponibilizados. "As empresas vão procurar seu serviço ou produto no Google, então é melhor garantir que seu site vai ser encontrado antes do concorrente", explicou Diego, afirmando que ele deve ser bem posicionado em SEO (Search Engine Optimization).

Além do SEO, o site deve ter um design limpo, sem muitos anúncios e com letras pequenas, além de ser rápido. "Seja uma loja online ou apenas o site da empresa, é preciso impedir que o cliente abandone o site antes de conseguir o que quer", disse.

Mantenha contato com potenciais clientes
Captar e manter leads são a chave para o mercado digital – e tudo isso é feito através de uma lista de e-mails. Por isso, o conselho de Diego e para enviar e-mails "com conteúdo de qualidade para reter novos clientes, manter os antigos, aumentar a conversão de vendas e melhorar a comunicação entre empresa e cliente".

O e-mail é uma forma barata de sempre manter contato com os clientes e funciona para qualquer segmento.

Esteja pronto para mudar
"As coisas acontecem muito rapidamente no ambiente online e todo empreendedor precisa estar preparado para seguir novos rumos, usar novas redes sociais e buscar novos nichos", disse Diego. "Esse é um dos maiores ensinamentos do mercado digital: não dá para ficar parado no tempo".

Faça a diferença
Nos canais online, como as redes sociais e a base de contados, o empreendedor precisa apresentar conteúdos que sejam significantes e façam a diferença na vida do consumidor. Neste caso, Diego explicou que é preciso criar uma identidade própria da marca através desses canais.

"Não dá para querer vender algo a quem mal conhece a marca ou não enxerga valor nela. Se todas as empresas tomassem essas atitudes, sofreriam muito menos com a crise".

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