IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

3 dicas para transformar o estresse em produtividade

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

13/07/2016 11h25

SÃO PAULO - Estresse é ruim, certo? Na verdade, não. Apesar de todas as advertências terríveis que você já ouviu, nem todo tipo de estresse é ruim para a sua saúde ou para sua produtividade. Um pouco de estresse pode aumentar o seu desempenho profissional. 

O blog Crew, especializado em dicas de produtividade profissional, dá algumas dicas.

1. Reformule suas atitudes

O estresse é dependente de sua atitude. Esperar a sensação física de estresse para você congelar de pânico não é a melhor opção. Mas ver a excitação de seu corpo como uma preparação adequada para um desafio, é uma maneira de transformar seu cérebro em um potencializador de desempenho.

Quando as palmas das suas mãos estiverem suando antes de uma grande apresentação, não diga a si mesmo: " Eu estou estressado. Não vou conseguir". Diga: "Eu estou empolgado para executar o meu melhor". Tenha calma e reformule seus pensamentos direcionando-os para a superação do desafio.

2. Desafie seus pensamentos

O que o esqui tem a ver com o estresse? Nossos pensamentos funcionam como uma pista de esqui. Cada vez que você pensa alguma coisa, ele deixa uma "trilha" em seu cérebro, tornando-o mais fácil ter o mesmo pensamento novamente. É por isso que reclamar de tudo é tão tóxico e gratidão, tão saudável. 

Por esta razão, "em vez de deixar a sua insegurança correr solta, você precisa reconhecer quando está indo por este caminho negativo e se parar", diz o colunista Jory Mackay.

Como? A escritora escritora Elizabeth Bernstein sugere que “escrever nossos pensamentos e identificar o que especificamente desencadeou a onda negativa”, ajuda. “Desafie seus pressupostos como um cientista iria desafiar uma hipótese", afirma.

3. Enfrente seus desafios pessoais

O estresse pode parecer um parafuso sobre o qual você não tem controle - um minuto você está revendo calmamente suas anotações para o grande discurso e, no próximo, você está encharcado de suor e aparentemente sofrendo de amnésia de curto prazo.

Mas, se quiser usar o estresse para a sua vantagem, você tem que virar essa página. Não pense no estresse como algo que controla você, mas como algo que você pode controlar e usar. Em vez de ser uma arma contra você, use-o como ferramenta para destacar suas qualidades.

Produtividade aumenta até 20% com dieta balanceada

Band News