IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo zera IPI do setor de móveis e prorroga de materiais de construção

Da Redação, em São Paulo

25/11/2009 15h35

(Texto atualizado às 15h38)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira que o governo zerou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) do setor de móveis e prorrogou o corte de IPI sobre materiais de construção.

MANTEGA: LOJAS DE MÓVEIS DEVEM FAZER PROMOÇÕES

No caso dos móveis, o corte de impostos vai até 31 de março; no dos materiais de construção, cuja redução estava prevista para terminar no fim do ano, a prorrogação vai até 30 de junho.

A desoneração dos móveis vai custar R$ 217 milhões ao governo, segundo Mantega. A dos materiais de construção, R$ 686 milhões.

O IPI dos móveis de madeira estava em 5% e passa a 0%. O dos móveis de plástico e aço era de 10% e também será zerado.

O ministro disse esperar que esse corte de imposto "seja repassado para o preço dos produtos".

Corte de IPI de matéria-prima

Mantega acrescentou que os painéis de madeira (matéria-prima para fabricação de móveis) certificados com selo verde (aqueles que são produzidos a partir de florestas plantadas especialmente para este fim) também terão corte de IPI.

Para ele, a medida contribuirá com o meio ambiente e com a formalização do setor. "Tem gente vendendo sem o tributo, então nós tiramos o tributo e o jogo fica empatado", disse o ministro, referindo-se ao fato de que, sem o IPI, os produtores têm menos incentivos para ficarem na informalidade.

(Com informações da Reuters)

PUBLICIDADE