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Veja dicas para evitar problemas com o presente do Dia dos Pais

Da Redação, em São Paulo

04/08/2010 15h18

Até este fim de semana, as lojas de todo país estarão cheias de consumidores em busca de um presente para o Dia dos Pais. De olho no aumento de demanda, a Abradac (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) preparou uma série de dicas para quem vai sair às compras e não quer ter dor de cabeça depois.

“Nessas datas comemorativas, é comum as pessoas se empolgarem com as falsas ofertas e caírem em armadilhas. As vendas aumentam muito e os lojistas também enfrentam problemas com entregas”, diz Vagner Souza, presidente da Abradac.

A entidade orienta:

- Nas entregas em domicílio, evite pagar adiantado -a saída nestas situações é deixar para pagar ao receber o produto. Se não for possível, faça apenas um pagamento parcial e com cheque nominal para ter comprovação.

- Em caso de atraso na entrega, o consumidor pode pedir para receber um produto similar ou cancelar a compra e receber o valor pago devidamente corrigido.

- Se houver entrega errada, o melhor caminho é não receber o produto e anotar na nota fiscal o motivo da recusa. Depois, informar à loja o que houve e solicitar a entrega imediata ou o cancelamento da compra. O mesmo vale para entregas incompletas.

- Na compra de produtos de mostruário, todo cuidado é pouco, pois os eventuais defeitos podem não prejudicar o uso, mas é preciso que o consumidor seja informado de todos os riscos e danos que corre com a compra.

- Cuidado com a venda casada. É é proibido por lei vender um produto condicionado à compra de outro bem ou serviço, e o consumidor deve ficar atento para não se lesado. A saída é exigir por escrito a venda isolada.

- Nas compras pela internet, o consumidor deve saber que, por lei, pode se arrepender da compra feita até 7 dias depois da entrega.