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Veja dicas para evitar dor de cabeça na viagem de férias

Anne Dias

12/01/2011 07h00

Vai viajar, mas tem medo de o hotel não ser bem aquilo que aparece nas fotos do site? Ou que a comida do navio não seja lá essas coisas como a agência de turismo prometeu?

Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a agência deve se responsabilizar pelo roteiro indicado, com os hotéis e serviços incluídos.

“O Código de Defesa do Consumidor mostra claramente a responsabilidade solidária entre consumidor e a agencia de turismo. Qualquer problema com o hotel é a agência que deve dar uma solução que seja favorável para o consumidor”, diz Dolci.

Ela afirma ainda que, se o consumidor não tiver como resolver o problema durante a viagem, deve guardar as provas e, quando retornar, solicitar desconto junto a agência. “Oriento fazer solicitação por escrito e protocolado”, afirma.

Tudo no papel

Para evitar dor de cabeça, a Fundação Procon SP faz alguns alertas aos turistas.

Segundo a entidade, os anúncios devem ter informações claras sobre a viagem, como taxas de embarque, tipos de quarto e traslados.

E o contrato deve ter tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade.

Por isso é importante guardar uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato.

Nas viagens internacionais, a conversão é feita com o valor do dólar na data do fechamento da fatura. Portanto, não adianta ficar feliz com a queda do dólar hoje, se você só vai viajar daqui a duas semanas.

A agência de turismo deve entregar os comprovantes de reserva de hotéis e traslados (vouchers) e os recibos dos valores pagos.

Hotel ruim

E se o hotel for pior do que o contrato assegurava? Tire fotos, faça vídeos. Tudo serve de prova.

Se a agência cancelar a viagem, ela deve devolver os valores pagos corrigidos.

Mas se o consumidor decidir cancelar tudo, faça-o por escrito, com a maior antecedência possível, informa o Procon.

Navio

Quem vai viajar de navio deve observar se o preço do pacote inclui transporte terrestre e aéreo e o número de refeições diárias. É preciso verificar também se já estão sendo cobradas as taxas portuárias e de serviços.

Voos atrasados

Se seu avião atrasar, o melhor é procurar o responsável pela aviação civil.

O Procon informa que o consumidor tem prioridade no próximo embarque, ou deve ser direcionado para outra companhia sem custo adicional. Ele pode ainda receber de volta a quantia paga ou ainda hospedar-se em hotel por conta da empresa.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) informa que entre os problemas mais comuns estão os atrasos ou cancelamento de voos e reserva em hotéis.

Para a advogada do Idec, Maíra Feltrin Alves, os consumidores precisam estar atentos. Segundo ela, é preciso examinar cuidadosamente o contrato estabelecido com a agência de turismo do pacote, fazendo constar por escrito tudo o que for combinado com o vendedor do pacote.