IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Especialista mostra como fugir das dívidas durante as férias

Do UOL Economia, em São Paulo

08/07/2011 07h00

Viajar durante as férias com a família é o desejo de muita gente. Porém, a falta de planejamento pode trazer muita dor de cabeça, e as dívidas podem durar muito mais tempo do que o período de descanso. Exemplos como esse são clássicos entre os endividados.

Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro "Livre-se das dívidas", o planejamento é essencial para gastar bem e não ter problemas financeiros para o resto do ano.

"O ideal é que as famílias tivessem planejado o que vão fazer nesse período do ano com grande antecedência, assim os impactos desses valores seriam muito menores. Entretanto, a maioria ainda não é organizada financeiramente para realizar seus sonhos e isso faz com que as viagens necessitem de ações especiais", disse.

A dica principal do especialista para quem não se planejou o suficiente é optar por uma diversão mais barata. "Com essa economia, já se deve iniciar o  planejamento para que, nos próximos períodos de férias, seus sonhos de visitar lugares especiais possam ser realizados", declarou.

Domingos lembra que "não adianta remar contra a maré". Apesar de a maior parte das pessoas saber que não vão conseguir pagar todos os financiamentos, elas acabam contraindo dívidas por impulso. Por isso ele diz que uma das formas de nunca ficar no vermelho é fazendo pagamentos à vista.

"O importante é sempre ter em mente que a diversão não depende apenas do dinheiro, mas, sim das pessoas que estão conosco nesses momentos. Pode ser muito divertido fazer programas baratos", disse.

Livro

No livro de Domingos, lançado pela editora Dsop,  estão dicas para sair do vermelho e ficar com as contas em dia. O autor ensina algumas "técnicas" para as pessoas saírem de dívidas que estão se tornando impagáveis.

O autor escreveu diversos livros de educação financeira, inclusive para o público adolescente.

Livro: "Livre-se das dívidas - como equilibrar as contas e sair da inadimplência"
Reinaldo Domingos
DSOP, 111 páginas
R$ 29,90