IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Brasil melhora em ranking das empresas mais corruptas do mundo

Do UOL Economia, em São Paulo

04/11/2011 10h19

O Brasil melhorou sua posição --de 17º para 14º lugar-- no ranking que avalia a corrupção nos negócios. A lista mostra a disposição das empresas em pagar propina para fechar contratos no exterior.

A lista tem 28 países. No primeiro lugar, que indica o menor nível de corrupção, estão as empresas da Holanda. Em último e 28º lugar, o que significa que pagam mais propinas, estão as empresas russas.

A sexta edição do estudo "Bribe Payers Index", produzido pela ONG Transparência Internacional, foi divulgada nesta semana.

O levantamento avaliou 28 países exportadores com liderança internacional ou regional, a partir de entrevistas com mais de 3.000 executivos de empresas em todo o mundo.  

Segundo o estudo, o "artifício" da propina é usado para, por exemplo, ganhar concorrências públicas, evitar a aplicação de leis, acelearar processos dos governos ou influenciar políticas. De todo modo, as empresas mostram-se dispostas da mesma forma a pagar propina para outras empresas, não apenas para o setor público.

"Está claro que o pagamento de propina é uma prática de rotina nos negócios para empresas demais, e ocorre também nas negociações entre empresas, não apenas com órgãos públicos", diz Huguette Labelle, da Transparência Internacional.