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Brasil importa tradição americana e cria dia de megadescontos

CLAUDIA SILVEIRA

Colaboração para o UOL

24/11/2011 20h57

A partir da meia-noite desta quinta-feira – e a exatamente um mês do Natal -, grandes lojas de varejo online do Brasil prometem uma versão nacional da "Black Friday", tradicional dia de descontos arrasadores que acontece nos Estados Unidos na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças.

Por aqui, a ação ainda é novidade: esta é a segunda edição. Serão 24 horas de descontos que devem chegar a 70% nas dezenas de lojas que participam, entre elas, WalMart, Americanas, Dell, NetShoes, Compra Fácil e Polishop.


A iniciativa de trazer o costume americano de forma organizada foi do site Busca Descontos. Segundo a empresa, a edição do ano passado gerou R$ 3 milhões de faturamento em um único dia, com picos de 10 mil acessos por segundo. Entre os itens mais procurados estavam eletro-eletrônicos, produtos de informática, games, livros e DVDs.

"O consumidor de ‘e-commerce’ não tem como pechinchar. Nós provocamos o ‘e-commerce’ a dar desconto para todo mundo neste dia", afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca de Descontos. O Shopping UOL vai oferecer uma página especial reunindo descontos especiais na data. Nela, internauta poderá comparar preços de produtos em lojas diferentes.

Nos Estados Unidos, a "Black Friday" começa nas primeiras horas da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (que acontece na última quinta-feira de novembro) com as lojas abrindo as portas ainda de madrugada e com descontos de até 90%. É neste dia que tem início a temporada de compras para o Natal por lá.

No Brasil, no entanto, é preciso esperar que o Natal passe e o Ano Novo chegue para que as lojas comecem a reduzir o preço nos saldões. "Nós temos muito contato com o consumidor nas redes sociais e as pessoas estão entusiasmadas com o 'Black Friday'", conta Eugênio, que tem planos de tornar esta ação um hábito do "e-commerce" nacional.