IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Brasil vai dar dinheiro para crise, mas espera que ricos "compareçam", diz Mantega

Do UOL Economia, em São Paulo

01/12/2011 15h23

O Brasil vai ajudar financeiramente no combate à crise, repassando dinheiro ao FMI (Fundo Monetário Internacional), mas não fará isso sozinho, os países ricos também precisar fazer sua parte. A afirmação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e foi feita durante entrevista coletiva com a participação da diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, em Brasília, nesta quinta-feira.

"Acreditamos que a crise exige recursos adicionais para o FMI, apesar de europa ter recursos, mas estão demorando para isso. Eles [europeus] tb devem comparecer. Não vamos só nós colocar nossos recursos. Eles são muito mais ricos que nós.

O ministro disse que haverá nova reunião com outros países emergentes (China, Índia, Rússia) para estabelecer o montante de recursos que o Brasil deverá liberar para o FMI combater a crise global.

Crise preocupa emergentes

Mantega disse que a maior preocupação do país é de que a crise econômica afete os países emergentes.

“Nossa maior preocupação é de que a crise chegue aos emergentes, apesar de já ter chegado em alguns países com a retirada de capitais estrangeiros”, declarou Mantega

Para a diretora do FMI o Brasil se encontra em uma boa posição frente a outros países.

“O Brasil tem tido resultados muitos sólidos com a política econômica que vem sendo adotada nos últimos anos”, afirmou Lagarde.

A viagem da diretora-gerente do FMI tem como objetivo analisar o impacto da crise global na América Latina.