IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Mais de metade das famílias brasileiras tem dívidas

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 07h00

Mais da metade das famílias brasileiras tem algum tipo de dívida, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio. De acordo com o estudo, o percentual de famílias endividadas em fevereiro era de 57,4%. Endividado é todo mundo que tem alguma prestação ou financiamento a pagar, mas não necessariamente está atrasado.

Apesar de alto, o percentual representa uma queda na comparação com janeiro, quando 58,8% das famílias disseram possuir algum tipo de dívida.

Entre a população de renda mais alta, acima de dez salários mínimos (ou mais de R$ 6.220), o índice de endividados, segundo a Confederação Nacional do Comércio, foi de 50,6% em fevereiro.

Os consumidores dessa faixa de renda que têm dívidas em atraso são 10,8% do total. As duas taxas, que tinham sofrido aumento no fim de 2011, tiveram queda entre janeiro e fevereiro.

O percentual de consumidores com renda superior a dez salários mínimos que preveem que não terão condições de pagar suas dívidas, porém, subiu de 2,6% em janeiro para 2,9% em fevereiro.

Cartão de crédito é responsável por 71,9% das dívidas

Entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos, ou menos de R$ 6.220, o índice de endividados é de 58,4%. No total, 20,22% estão com dívidas em atraso e 8,1% duvidam da própria capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

Independentemente da renda, a pesquisa da CNC mostra que a maior parte das dívidas está concentrada no cartão de crédito (71,9% do total), no cheque especial (6,1%) e no cheque pré-datado (3%).