IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Sindicato protesta contra redução do número de comissários em aviões

Do UOL, em São Paulo

11/06/2012 16h04

O Sindicato Nacional dos Aeronautas, que reúne pilotos e comissários de voo, promove, na tarde desta segunda-feira (11), um protesto no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A categoria reclama da diminuição do número de comissários em algumas aeronaves, de quatro para três.

A permissão da redução da quantidade de comissários foi dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em 2010. Gol e Webjet já voam com três comissários a bordo.

O sindicato afirma que a mudança compromete a segurança dos passageiros. “O avião tem quatro portas, e, com três comissários, uma delas ficará sem assistência em caso de emergência”, diz o presidente do sindicato, Gelson Fochesato.

Ele afirma, ainda, que três comissários não são suficientes, por exemplo, para segurar um passageiro que se comporte de maneira inconveniente e ameace outros passageiros. Segundo Fochesato, o sindicato pediu que a Anac revisse a norma, mas a solicitação foi negada.

Anac diz que segue legislação internacional

Em nota, a Anac diz que o regulamento editado em 2010 prevê que o número de comissários tenha relação com o número de passageiros de cada aeronave. "Em consonância com a legislação internacional, prevê um comissário para cada 50 assentos", diz a nota.

A agência afirma, ainda, que a proposta foi "amplamente discutida em audiência pública e baseada em estudos técnicos".

Desde a edição da norma, diz a agência, a Anac certificou várias companhias para operar com três comissários na aeronave modelo B737-700, Airbus 319 e Embraer 190.

Segundo a agência, "outras empresas que podem reduzir seus comissários já tiveram aprovação da Anac, após submeterem-se a processo de certificação no qual é realizado ensaio de evacuação da aeronave, dentro dos novos limites de tripulação".