IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Procon de São Paulo vai oferecer apoio a superendividados

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

29/07/2012 06h00

O Procon de São Paulo vai começar a oferecer atendimento especial para consumidores superendividados. Será a primeira vez que o serviço, que vai funcionar por meio de parcerias com o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Hospital das Clínicas, será oferecido de forma permanente.

O consumidor que procurar os postos do Procon nas unidades do Poupatempo será informado sobre o serviço, que será gratuito. No Núcleo de Tratamento do Superendividamento, que funciona na sede do órgão, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo), o consumidor passará por uma triagem e, constatado o problema, poderá participar de palestras.

O consumidor poderá, ainda, participar de audiências no Cejusc (Centro Judiciário de Conciliação de Conflitos) do Tribunal de Justiça com as empresas com as quais tem dívidas. Paralelamente, contará com apoio psicológico de profissionais do Hospital das Clínicas.

"O núcleo vai tratar das questões emocionais e psicológicas que envolvem o problema, e dar recursos para que o consumidor saia dessa situação. Muitas vezes ele precisa de tratamento médico especializado, quando ele tem um sofrimento psíquico ou compulsão por compras", diz a assessora executiva do Procon-SP, Vera Remedi.

Segundo a assessora, um projeto-piloto feito pelo órgão no ano passado mostrou que cerca de 70% dos superendividados recebiam até dois salários mínimos por mês. Entre os principais motivos que levaram ao superendividamento estavam o desemprego e a má administração do crédito.