Redes de fast food disputam clientes com lanches a partir de R$ 3,50
Com a disputa por clientes cada vez mais acirrada nas praças de alimentação, grandes redes de fast food têm feito promoções de seus lanches para atrair jovens e consumidores das classes C e D. As ofertas começam em R$ 3,50, caso de alguns lanches do cardápio “Pequenos preços” do McDonald’s, que entrou na rede a partir de 2009 com opções que mudam periodicamente.
Outras cadeias de fast food, como Bob's, Burger King e Subway, também entraram na onda de reduzir preços de certos lanches.
“O objetivo da campanha é ser uma porta de entrada para o consumidor emergente e atrair também um consumidor com menos grana no bolso em certos momentos, como os jovens”, diz o diretor de Planejamento e Marketing da empresa, Roberto Gnypek.
Atualmente, estão em promoção o Triplo Cheeseburger, a R$ 5, e McFiesta e Chicken McJunior por R$ 3,50 cada. Segundo Gnypek, os preços dos lanches na promoção ficam cerca de 30% mais baixos que os do cardápio normal. Já fizeram parte dos “pequenos preços” os tradicionais Big Mac, Quarterão com Queijo e Cheddar McMelt, que hoje têm preço sugerido de R$ 10,50.
Opções que variam com o dia da semana
Recentemente, o Bob’s também lançou uma nova campanha de ofertas. Todos os dias, um sanduíche do cardápio fica em promoção, a R$ 5. Fora do dia em que estão em oferta, os preços dos lanches da campanha variam conforme o restaurante, mas, na unidade do Shopping Eldorado, em São Paulo, por exemplo, vão de R$ 9,50 a 11,75.
“As promoções são parte da estratégia continuada de marketing do Bob´s e têm grande importância nos resultados da rede”, diz o diretor de Marketing da empresa, Carlos Pollhuber. Com a campanha de lanches a R$ 5, a expectativa do Bob’s é aumentar as vendas da categoria sanduíche em 12%.
Além dos preços nas lojas, a rede também investe nas promoções pela internet. Segundo Pollhuber, quem se cadastra no site da empresa consegue cupons que dão direito a um Bob´s Picanha de 90 g na compra de um Bob´s Picanha 160 g, e pode receber também ingressos para shows e eventos patrocinados pela marca.
Personalização e refil de refrigerante
Outra rede que aposta nas promoções é o Burger King, que tem sanduíches como o Hambúrguer Deluxe, por R$ 4,50, e Hambúrger Supremo, por R$ 4,90, no cardápio “Preços irresistíveis”. De acordo com Ariel Grunkraut, diretor de Marketing da empresa no Brasil, os sanduíches em promoção são geralmente elaborados com somente uma carne e com ingredientes mais solicitados, como bacon, queijo e salada.
A dica para o consumidor que optar pela promoção é personalizar o lanche com ingredientes extras, como tomate, cebola, queijo e molhos. Salada e molhos básicos (maionese, ketchup e mostarda) não têm custo adicional. Para atrair os consumidores, o Burger King oferece também o refrigerante com refil, que permite repetir gratuitamente, durante até 30 minutos, qualquer refrigerante à vontade.
Aproximação com a classe C e expansão no país
Com expectativa de fechar 2012 com 1.050 lojas no Brasil, o Subway usa as promoções como parte de sua estratégia de expansão. “As promoções contribuem para a conquista de novos clientes e uma maior aceitação dos nossos produtos pela classe C”, diz Roberta Damasceno, gerente-geral da Subway Brasil.
Todos os dias, um sanduíche de 15 cm do Subway custa R$ 7,95 nas lojas da rede, exceto na região Norte do país, onde o “barato do dia” custa R$ 8,95. Já o “baratíssimo” é um lanche fixo, que custa de R$ 5,95 a R$ 6,95, dependendo do local. No momento, o lanche dessa promoção é o de peito de peru. Fora de oferta, os sanduíches têm preços que variam de R$ 8,40 a R$ 11,90 em todo o Brasil.
Segundo a gerente, as promoções, que têm rodízio dos lanches a cada três meses, correspondem a 30% das vendas da rede.
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