Pesquisa mostra as marcas preferidas da nova classe média
Nestlé, Samsung, Adidas e Nike são as marcas preferidas dos consumidores da nova classe média no Brasil, aponta pesquisa feita pelo Instituto Data Popular com 22 mil pessoas em todo o país.
O instituto considera que os brasileiros que pertencem à nova classe média são aqueles com renda individual entre R$ 324 e R$ 1.387 e renda familiar média de R$ 2.295.
A Nestlé foi citada como a marca preferida de 4,1% dos consumidores. A Samsung foi citada por 3,9%. Adidas e Nike aparecem empatadas na terceira colocação: cada uma delas foi citada por 3,7% dos entrevistados.
Segundo o estudo, porém, 46% dos consumidores disseram que nenhuma marca "conquistou seu coração".
Estudo analisou 17 categorias diferentes
O resultado mostra, ainda, uma divisão das marcas preferidas por categoria de produto.
Na indústria, as mais citadas foram Fiat (setor automotivo), Nestlé (alimentos), Skol (bebidas alcoólicas), Coca-Cola (bebidas não-alcoólicas), Dove (higiene pessoal), Veja (material de limpeza), Hering (roupas), Nike (calçados), Natura (cosméticos), Samsung (eletroeletrônicos) e HP (informática).
No setor de serviços, as empresas preferidas dos consumidores da nova classe média, segundo a pesquisa, são Banco do Brasil (bancos), Visa (cartão de crédito), TAM (companhia aérea) e TIM (operadora de telefonia móvel).
No varejo, as redes C&A (moda) e Casas Bahia (eletroeletrônicos) foram as mais citadas.
Maioria é fiel às marcas
De acordo com o Data Popular, 79% dos consumidores afirmam confiar mais na indicação de um amigo ou parente do que na propaganda da TV. Os produtos sobre os quais eles mais pedem indicações são eletrônicos, automóveis e alimentos.
Ainda segundo a pesquisa, 84% dos consumidores são fiéis às marcas, e a maioria faz propaganda boca a boca quando gosta de um produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.