Um em cada três clientes prefere usar cartão de débito nas compras, diz pesquisa
Um em cada três consumidores brasileiros prefere usar cartão de débito em suas compras, mostra pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pela MasterCard Advisors, empresa de consultoria do grupo MasterCard Worldwide. O levantamento mede a intenção dos clientes, e não o uso efetivo.
O cartão de débito é, atualmente, a segunda forma de pagamento preferida pelos consumidores brasileiros, ficando atrás apenas do dinheiro. A pesquisa mostra que, de 2005 a 2012, a preferência pelo débito avançou de 26% para 34% entre os consumidores, enquanto a preferência pelo dinheiro caiu de 60% para 48%.
O estudo conclui que o cartão de débito é o meio de pagamento que mais cresce no Brasil. Segundo os dados de compra efetivos, o aumento médio no uso do cartão de débito foi de 25% ao ano nos últimos cinco anos. No mesmo período, o uso do cartão de crédito cresceu 22% e o uso de dinheiro, cheque e transferência bancária cresceram, em média, 9%.
Cartão está sendo mais usado para pagamento de pequenos gastos
"O aumento do uso do cartão de débito está ligado ao crescimento da economia, ao maior acesso das pessoas à conta corrente e ao aumento da aceitação. Hoje o cartão de débito é muito aceito em locais em que as transações têm baixo valor, como padarias e bancas de revista", diz Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul.
Supermercados e postos de gasolina são os tipos de estabelecimento em que os consumidores preferem usar o débito. Segurança e facilidade de uso são os motivos apontados pelos consumidores para usar esta forma de pagamento.
O estudo mostra que, apesar do crescimento no uso do cartão, o valor médio das transações caiu de R$ 62, em 2005, para R$ 54, em 2011. A conclusão é que há um aumento, principalmente, no uso do débito em compras de pequenos valores, em substituição ao dinheiro.
Empresas estudam implantar cartão que paga sem passar na máquina
Em 2011, o mercado de cartão de débito no Brasil movimentou R$ 200 bilhões, de acordo com a pesquisa. A expectativa é que, até 2016, o montante suba para R$ 493 bilhões.
Entre os motivos que devem levar ao crescimento do setor, diz Magnani, estão o maior acesso à informação sobre seu uso e a implantação de novas tecnologias.
Uma das tecnologias discutidas atualmente pelo setor com os bancos é chamada de "pay-pass". Esta tecnologia permite que o consumidor faça o pagamento apenas aproximando seu cartão da máquina, sem precisar entregá-lo para o caixa.
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