Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Um em cada três clientes prefere usar cartão de débito nas compras, diz pesquisa

Do UOL, em São Paulo

02/10/2012 12h25

Um em cada três consumidores brasileiros prefere usar cartão de débito em suas compras, mostra pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pela MasterCard Advisors, empresa de consultoria do grupo MasterCard Worldwide. O levantamento mede a intenção dos clientes, e não o uso efetivo.

O cartão de débito é, atualmente, a segunda forma de pagamento preferida pelos consumidores brasileiros, ficando atrás apenas do dinheiro. A pesquisa mostra que, de 2005 a 2012, a preferência pelo débito avançou de 26% para 34% entre os consumidores, enquanto a preferência pelo dinheiro caiu de 60% para 48%.

O estudo conclui que o cartão de débito é o meio de pagamento que mais cresce no Brasil. Segundo os dados de compra efetivos, o aumento médio no uso do cartão de débito foi de 25% ao ano nos últimos cinco anos. No mesmo período, o uso do cartão de crédito cresceu 22% e o uso de dinheiro, cheque e transferência bancária cresceram, em média, 9%.

Cartão está sendo mais usado para pagamento de pequenos gastos

"O aumento do uso do cartão de débito está ligado ao crescimento da economia, ao maior acesso das pessoas à conta corrente e ao aumento da aceitação. Hoje o cartão de débito é muito aceito em locais em que as transações têm baixo valor, como padarias e bancas de revista", diz Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Supermercados e postos de gasolina são os tipos de estabelecimento em que os consumidores preferem usar o débito. Segurança e facilidade de uso são os motivos apontados pelos consumidores para usar esta forma de pagamento.

O estudo mostra que, apesar do crescimento no uso do cartão, o valor médio das transações caiu de R$ 62, em 2005, para R$ 54, em 2011. A conclusão é que há um aumento, principalmente, no uso do débito em compras de pequenos valores, em substituição ao dinheiro.

Empresas estudam implantar cartão que paga sem passar na máquina

Em 2011, o mercado de cartão de débito no Brasil movimentou R$ 200 bilhões, de acordo com a pesquisa. A expectativa é que, até 2016, o montante suba para R$ 493 bilhões.

Entre os motivos que devem levar ao crescimento do setor, diz Magnani, estão o maior acesso à informação sobre seu uso e a implantação de novas tecnologias.

Uma das tecnologias discutidas atualmente pelo setor com os bancos é chamada de "pay-pass". Esta tecnologia permite que o consumidor faça o pagamento apenas aproximando seu cartão da máquina, sem precisar entregá-lo para o caixa.