IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Filme inspirado em best-seller ajuda a repensar finanças; veja dicas

Do UOL, em São Paulo

02/10/2012 06h00

A falta de diálogo é uma das principais causas de problemas, inclusive os financeiros, nos relacionamentos entre os casais. Este é o mote principal do filme "Até que a sorte nos separe", que estreia sexta-feira (5) nos cinemas e foi inspirado no best-seller "Casais inteligentes enriquecem juntos", do consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

No filme, que menciona a dificuldade de organizar as finanças pessoais, Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits) formam um casal que ganha na loteria e perde toda a fortuna em dez anos.

Tino pede, então, ajuda ao vizinho e consultor Amauri (Kiko Mascarenhas), cujos ensinamentos se baseiam no que ele classifica de "cinco passos para a riqueza": organização, planejamento, equilíbrio, segurança e investimento.

Mais de um milhão de exemplares de "Casais inteligentes enriquecem juntos" foram vendidos no Brasil até agora. Uma nova edição do livro, publicada pela Editora Gente, acaba de chegar às livrarias com uma capa que mostra o casal protagonista do filme.

O best-seller, diz Cerbasi, serviu apenas de inspiração para o roteiro. Mas alguns dos ensinamentos básicos do consultor estão lá.

Assim como o livro de Cerbasi, o filme mostra que a falta de planejamento prejudica muito as finanças dos casais. "Ninguém consegue gastar R$ 100 milhões", diz Tino a certa altura do filme, antes de constatar que, sim, a família dele conseguiu fazer isso com gastos não planejados e ostentação.

"Na maioria das vezes, orçamento, planejamento financeiro, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte da conversa dos casais", diz Cerbasi no livro. Isso fica evidente no filme: o fato de Tino não deixar a mulher a par das dificuldades financeiras da família também piora a situação.

Entre as dicas de Cerbasi para que o casal viva bem financeiramente estão, além de melhorar o diálogo e fazer planejamento, aprender a economizar com gastos do dia a dia e guardar dinheiro para metas, como viagens e compra da casa própria.

OITO DICAS PARA ADMINISTRAR AS FINANÇAS DO CASAL
(Com base no livro "Casais inteligentes enriquecem juntos")

  1. DIÁLOGO: O comum é que o casal só fale de dinheiro quando já está enfrentando problemas. Mas o tema deve fazer parte da vida do casal desde o começo.
  2. PLANEJAMENTO: O planejamento das finanças do casal deve começar desde que os dois são apenas namorados e seguir até a aposentadoria
  3. MÁS ESCOLHAS: É preciso traçar planos e, quando houver dinheiro sobrando, não se deixar levar pela tentação do consumo imediato.
  4. DÍVIDAS: Antes que o casal pense em investir, é preciso colocar fim ao pagamento de juros de dívidas, economizando com os gastos do dia a dia, como energia, telefone e compras no supermercado
  5. INVESTIMENTOS: Quando são solteiros, homem e mulher devem optar por investimentos de maior risco. Casais com filhos podem optar pela renda fixa.
  6. FILHOS: Desde cedo, os pais devem estabelecer regras com relação ao dinheiro. Presentes, por exemplo, só devem ser dados em datas festivas.
  7. IMPREVISTOS: Quando surgirem imprevistos, o casal deve usar suas reservas. Se for preciso fazer empréstimo, devem-se evitar agiotas e financeiras
  8. ROTINA: O casal deve incluir, nos gastos essenciais do mês, uma verba para “sair da rotina”, como conhecer bares e restaurantes.