Crise leva espanhóis a comprar menos comida e trocar azeite por óleo
A crise econômica está levando os espanhóis a comprarem menos comida e a reduzir o consumo de produtos tradicionais da mesa mediterrânea, como o vinho e o azeite de oliva, que tem sido substituído pelo óleo de girassol. Os produtos são duas 'paixões' nacionais e motivo de orgulho para o povo espanhol.
A afirmação parte de dados do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente do país europeu, publicados nesta segunda-feira (7) pelo jornal espanhol “El País”.
Os números, os mais atuais disponíveis, se referem aos meses de setembro e outubro do ano passado. A quantidade de alimentos que entrou nas casas da Espanha caiu 1,8%, em outubro, e 2,3%, em setembro, terceiro mês consecutivo com queda no consumo por pessoa.
Leia mais
- Crise faz milionários e celebridades venderem ilhas pela metade do preço
- Com fortuna de US$ 30 bi, mais rica do mundo diz que é preciso 'ganhar e não gastar'
- Site de compras para milionários tem jato da Embraer e relógio do Felipe Massa
- Banco deposita R$ 150 bi por engano em conta de aposentada em SP
- Jatinhos de luxo têm chuveiro com hidromassagem e cama king size
Segundo a pesquisa do ministério, feita em 12 mil domicílios, o consumo do azeite de oliva caiu 15,7%, enquanto o do óleo de girassol aumentou 1%. Os vinhos tiveram queda de 9,4% no consumo, e 9,8%, para os espumantes.
Apesar da queda na comparação mês a mês, o consumo espanhol de alimentos aumentou 0,9%, em quantidade, entre novembro de 2011 e outubro de 2012, o equivalente a um aumento de 0,4% em valor econômico das compras.
A queda no consumo, segundo “El País”, se agravou após o pacote de aumento de impostos que entrou em vigor em setembro. No caso de carnes, peixes, vegetais e outros alimentos, a alíquota foi de 8% para 10%, elevando de € 11,90 para € 12,12, um quilo de filé bovino, por exemplo, segundo “El País”.
O carrinho de compras era uma das últimas fronteiras do consumo que vinham resistindo à crise na Espanha. Antes, a compra de automóveis, telefones celulares e viagens de turismo já haviam sofrido com a crise.
No ano passado foram vendidos 700 mil carros, menos da metade das vendas em 2008. E cresceu a opção pelo carro usado. Enquanto em 2007 a relação era de um carro novo vendido para cada usado comercializado, em 2012 essa relação foi de quatro carros usados vendidos para cada carro novo, segundo cita “El País”.
O número de diárias pagas por turistas nacionais, na Espanha, caiu 8,2% no ano passado, em contraste com um aumento de 2,3% no turismo estrangeiro. O ano passado também foi o primeiro a registrar uma queda significativa no número de linhas de telefonia móvel, com menos dois milhões de linhas habilitadas na Espanha, diz “El País”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.