IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Conselho deve julgar fusão de Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio até abril

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 13h30

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pode julgar o processo de aquisição das Casas Bahia e Ponto Frio pelo grupo Pão de Açúcar até o final de abril. As informações são da agência de notícias Reuters, que ouviu uma pessoa que está a par do assunto, mas não quis se identificar.

"Está quase concluído. Em breve deve ser julgado no plenário", disse a pessoa, sob condição de anonimato. A fonte da notícia também disse que ambos os processos, tanto a compra das Casas Bahia, como a compra do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar, serão analisados conjuntamente.

Via Varejo

Em 2009, o grupo Pão de Açúcar anunciou a aquisição do Ponto Frio. A compra colocou o Pão de Açúcar na liderança do varejo brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento e mais de mil lojas e 79 mil funcionários. No mesmo ano, o Pão de Açúcar comprou as Casas Bahia, e integrou os negócios no setor de varejo de bens duráveis.

Da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio surgiu a Via Varejo, que é controlada majoritariamente pelo Pão de Açúcar, e tem como segundo maior sócio a família Klein, que era dona das Casas Bahia.

É esta transação comercial que o Cade deve julgar, para avaliar se não há riscos de monopólio ou concentração econômica com a fusão. O Cade é um órgão do Ministério da Justiça responsável por manter a concorrência entre empresas de diversos setores para os consumidores não serem prejudicados por falta de opção de compra.

(Com Reuters)