IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Eike confirma negociação para vender nova fatia da MPX para alemã E.ON

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 19h04Atualizada em 21/03/2013 19h14

O empresário Eike Batista confirmou, na noite desta quinta-feira (21), que está em "negociações avançadas" para vender uma nova fatia de sua empresa de energia, a MPX, para a companhia alemã E.ON (que já detém 11,7% da empresa brasileira). Ele disse, no entanto, que não deixará o controle da companhia. 

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, em comunicado da companhia do grupo EBX. A MPX informou que, até o momento, não há nenhum documento assinado pelas partes.

A imprensa brasileira vem especulando sobre uma potencial venda de ações de Eike na MPX.

Na sexta-feira, a agência de notícias do jornal "Valor Econômico" afirmou que a E.ON, atual parceira da MPX, havia acertado comprar metade da fatia de 53,9% no capital da MPX detida por Eike.

Em outra operação, segundo o "Valor", a MPX receberia um aumento de capital que permitiria a entrada na companhia do BTG Pactual, de André Esteves, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No fim de fevereiro, respondendo também a uma potencial venda de fatia, a MPX informou que não existia "qualquer tratativa conclusiva ou documento vinculante" a ser divulgado.

Parceria entre MPX e E.ON

A MPX Energia, controlada pelo empresário Eike Batista, e a alemã E.ON anunciaram a formação de uma joint venture em 11 de janeiro de 2012. Na época, o empresário disse que pretendia criar a maior empresa privada de energia do país, para projetos térmicos e renováveis no Brasil e no Chile

A parceria foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 14 de março do ano passado.

(Com Reuters e Valor)