IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Eike tuíta 15 vezes no sábado à noite após acusação de lobby com governo

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 12h08

O empresário Eike Batista esteve bastante ativo no microblog Twitter no último fim de semana. Somente no sábado (23) à noite, entre 22h06 e 23h55, ele tuitou 15 vezes.

A principal motivação foi responder a uma reportagem da revista Veja, que acusa o empresário de lobby com o governo para tentar tirar do Espírito Santo um investimento estrangeiro de R$ 500 milhões e transferi-lo para o porto do Açu, que o empresário desenvolve no Rio.

Segundo a revista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dado início a uma operação “para ajudar o amigo empresário a desatolar os investimentos no Açu”. Segundo a reportagem, graças à influência de Lula, Eike teria obtido apoio da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.

 

Na noite de domingo, o empresário voltou a "bombardear" seus seguidores do Twitter, dessa vez com 8 publicações, entre 18h58 e 0h22 da segunda-feira.

 

Capixabas questionam suposto favorecimento a Eike

Segundo reportagem do jornal “Valor Econômico” de 14 de março, políticos do Espírito Santo teriam cobrado explicações de ministros após detectar “aparente movimentação do governo federal para transferir o projeto do estaleiro Jurong Aracruz” do Estado para o porto de Eike, no Rio.

Para tentar barrar a operação, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), pediu audiências aos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), aos quais pediu esclarecimentos. Ambos negaram atuação do governo federal para favorecer Eike.

O empreendimento de R$ 500 milhões do estaleiro Jurong vai gerar mais de 6.000 empregos diretos no Espírito Santo. O projeto está em processo de implantação em Barra do Sahy, município de Aracruz, no litoral norte capixaba.

(Com Valor)