Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Virada Empreendedora terá jogos, cinema e rodada de negócios em SP

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 17h15

Empresários, investidores e consultores de negócios poderão aproveitar o fim de semana de uma forma diferente em São Paulo. Das 14h do sábado (27)  às 14h do domingo (28), será realizada a terceira Virada Empreendedora. 

Serão 24 horas de atividades como rodada de negócios, debates e palestras, além de jogos, sessão de cinema e competições de vídeos de pitchs (apresentações rápidas para vender o negócio para investidores)  para estimular o público a abrir ou ampliar o seu negócio. 

Para manter os participantes acordados durante a madrugada, a programação inclui jogos interativos para desenvolver competências empreendedoras e cinema. A maratona dos jogos começa às 22h30 e termina às 5h.

Durante os jogos, os participantes aprenderão a usar alguns indicadores de desempenho financeiro, satisfação do cliente, qualidade de processos e gestão de pessoas, por exemplo. 

Das 22h30 à 1h, haverá a apresentação do filme Bagdad Café. A obra conta a história de duas mulheres que administram um posto-motel. Após a sessão, será promovido um debate com  exemplos e lições de empreendedorismo que podem ser tirados do longa.

As competições de vídeos de pitchs serão realizadas no sábado, das 20h às 21h45.

"Unimos várias atividades para os empreendedores desenvolverem competências como estratégia, planejamento e capacidade de adaptação, de forma lúdica e divertida", diz  Ana Lúcia Fontes, idealizadora do evento e professora de empreendedorismo do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas).

Fontes conta que teve a ideia de criar a Virada Empreendedora após ouvir seus clientes comentarem sobre a importância de se criar um evento que unisse palestras, debates, rodadas de negócios, jogos interativos, filmes e outras atividades ligadas ao empreendedorismo. 

Além de ser professora da FGV, Fontes também é dona de um espaço de co-working –área alugada para empresários que não têm escritório fixo para agendamento de reuniões ou para a realização de um trabalho por determinado período. A locação desses espaços pode ser feita por hora, dia, semana, mês ou ano, dependendo da necessidade do contratado. 

“A virada foi idealizada há três anos. Os empreendedores que frequentavam o espaço diziam que sentiam falta de um evento que reunisse todas as informações sobre empreendedorismo e serviços. Pesquisei e vi que não existia nada nesse modelo.”

Empresários de todos os segmentos podem participar

A Virada Empreendedora tem duração de 24 horas mas, considerando todas as atividades realizadas simultaneamente, são 80 horas de atividades. Além de jogos e filme, haverá palestras, painéis de debate, rodadas de negócios e serviços de apoio aos empreendedores.

Entre os temas abordados estão: inovação, marketing, vendas, loja virtual, startups, franquias e educação empreendedora. O objetivo é atrair micros e pequenos empresários de todas as áreas –empresas de tecnologia, indústria, comércio e serviços– e quem está pensando em iniciar o negócio próprio.

As duas primeiras edições foram realizadas no espaço de Fontes, o My Job Space, na zona sul de São Paulo. Reuniram cerca de 200 pessoas em 2011 e 500 pessoas em 2012. Nesse ano, o evento será realizado na sede da FGV, no centro da capital.

A mudança de endereço este ano, de acordo com Fontes, é uma estratégia para atender a mais pessoas e oferecer uma melhor infraestrutura aos visitantes.

“O evento é bem democrático. Cerca de 80% do público já possuem uma empresa e os outros 20% estão querendo abrir uma. Eles já podem ser considerados empreendedores acima da média porque estão em busca de conhecimento”, diz a professora.

Para 2014, há a previsão de que a Virada Empreendedora seja realizada também em outras cidades. Segundo Fontes, há uma forte demanda de público para isso.

A organização espera reunir mais de 1.000 empreendedores –o dobro da edição passada– em busca de informações sobre gestão e negócios. Veja programação completa aqui.

Empreendedores poderão fechar negócio durante o evento

Além de acompanhar as atividades da Virada Empreendedora, os participantes também poderão fechar negócio com investidores, prestadores de serviços ou fornecedores. O empresário Alan Pereira, 36, participou das duas últimas edições do evento oferecendo seus serviços de webdesigner e designer gráfico.

Ele cria identidade visual para empresas, logomarcas, cartões de visita e desenvolve e faz manutenção de sites.

“Na última edição, fechei quatro negócios diretamente, sem contar os contatos que foram feitos depois e as indicações. É uma oportunidade de conhecer pessoas e divulgar meu trabalho”, afirma.

Durante o evento, os empreendedores também terão acesso a serviços, como orientações do Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que terá uma área de atendimento.
 

Serviço

Virada Empreendedora
Data: 27 e 28 de abril, das 14h de sábado às 14h de domingo
Local: Fundação Getúlio Vargas
Endereço: rua Itapeva, 434 - Bela Vista - São Paulo - SP
Preço: R$ 80
Informações: www.viradaempreendedora.com.br