Boeing diz que vai consertar baterias de todos os 787 até fim de maio
![Ben Stansall/AFP](https://ec.i.uol.com.br/economia/2010/07/19/o-boeing-787-dreamliner-e-apresentado-na-feira-internacional-do-setor-aereo-de-farnborough-no-reino-unido-foi-a-primeira-vez-que-a-aeronave-voou-fora-dos-estados-unidos-1279559445358_615x300.jpg)
A Boeing irá completar o reparo nas baterias de todos os seus 50 aviões 787 Dreamliner até o fim deste mês, disse o vice-presidente sênior de vendas para a Ásia-Pacífico, Dinesh Keshar, nesta quarta-feira (15).
A Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) determinou novos padrões para esse modelo de aeronave depois que problemas na bateria causaram pequenos incêndios --principalmente nos EUA e no Japão-- e provocaram pousos forçados em janeiro.
Desde então, os voos com o Dreamliner estavam proibidos.
No mês passado, as autoridades americanas aprovaram um novo projeto para a bateria, abrindo caminho para a instalação e retomada dos voos com o Dreamliner por todas as companhias aéreas do mundo.
Histórico de falhas no modelo
O Boeing 787 Dreamliner protagonizou seis incidentes em menos de dez dias.
No dia 7 de janeiro, em Boston, um 787 da Japan Airlines (JAL) proveniente do Japão teve um princípio de incêndio em terra. No dia seguinte, outro voo da JAL que partia de Boston foi atrasado por um vazamento de combustível.
No dia 9 de janeiro, um voo da All Nippon Airways realizado por outro Boeing 787 foi cancelado no país asiático por causa de um problema nos freios.
No dia 11, também no Japão, dois incidentes aconteceram a bordo de dois Boeing 787 da ANA: um voo foi cancelado por causa de uma rachadura no vidro da cabine, e outro foi atrasado por causa do vazamento de óleo.
No último incidente, em 16 de janeiro, um 787 Dreamliner da ANA fez um pouso não programado no aeroporto de Takamatsu, no sul do Japão. Segundo a empresa, foi detectada fumaça na cabine, causada pela falha em uma bateria.
(Com Reuters)
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