Produtores de soja desistem de ação na Justiça contra a Monsanto
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) desistiu da ação que movia na Justiça contra a multinacional Monsanto.
No início do ano, a associação conseguiu uma liminar que suspendeu o pagamento de royalties pela tecnologia da soja transgênica Roundup Ready (RR), resistente ao herbicida glifosato, da companhia americana. Os produrores alegaram que a patente da tecnologia já havia expirado em 2010.
No fim do mês passado, a Monsanto propôs aos agricultores do Estado um desconto de R$ 18,50 por hectare na nova geração das sementes de soja (Intacta) - resistente ao herbicida glifosato e a insetos - ou 16% sobre o preço de R$ 115 por hectare, caso eles assinassem um acordo prometendo não processar a Monsanto pelos royalties pagos em anos anteriores.
Outra entidade, a Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), já havia decidido apoiar o acordo. A tecnologia geneticamente modificada da Monsanto está presente em 85% dos campos de soja do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.