IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Só para milionários: empresa de guru do mercado estreia hoje na Bovespa

Nati Harnik/AP
Imagem: Nati Harnik/AP

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 06h00

A empresa do megainvestidor Warren Buffet, a Berkshire Hathaway, vai estrear na Bovespa nesta segunda-feira (28). A negociação não será feita por meio de ações, mas de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são recibos lastreados nas ações da companhia em seu país de origem.

Os BDRs do tipo da Berkshire (nível 1 não-patrocinados) podem ser adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas com investimentos financeiros superiores a R$ 1 milhão. Também estão disponíveis para bancos, fundos de investimento, administradores de carteira e consultores autorizados pela CVM e entidades fechadas de previdência complementar.

BDRs não-patrocinados são certificados que representam ações de empresas estrangeiras que não são registradas como companhia aberta nos órgãos reguladores brasileiros.

De acordo com a Bovespa, o lançamento fará da empresa de Buffet a 70ª a negociar BDRs não-patrocinados na Bolsa paulista. Cada papel será cotado em reais e terá preço arbitrado com base no fechamento do dia anterior ao lançamento –ou seja, a última sexta-feira (25).

Buffett é dono da Heinz junto com Lemann

A empresa do magnata controla, junto com o grupo de Jorge Paulo Lemann, a fabricante de ketchup Heinz, depois de um negócio firmado em fevereiro deste ano e autorizado em vários países em junho.

Buffett é considerado um guru do mercado financeiro. Em maio, quando estreou na rede social Twitter, arrebanhou mais de 10 mil seguidores nos primeiros dez minutos.